Amigos me desculpem pelo atraso.
Estive recentemente em um Seminário de Aikido no qual tive a oportunidade de apreciar a técnica de dois grandes senseis sendo eles Sensei Claude Walla e Sensei Luc Leoni. Decidi escrever algo sobre o evento, mas me faltava o termo correto para poder transcrever o que havia absorvido e sentido naquele momento.
Escrever sobre o evento falando que foi ótimo e que o nível dos senseis superou as expectativas acredito ser redundante, faltava, porém aquela palavra mágica que pudesse dar um impulso que em meu ver poderia simplificar e dar significado ao que foi visto.
Procurei auxílio junto aos praticantes e de uma veio várias idéias que como forma de título sugeriu: "O Significado da Arte Aikido: O equilíbrio que consiste em proporcionar ao ser humano a harmonização entre a pulsação universal e a pulsação individual." E observando atentamente o tema me veio um insight sobre a palavra equilíbrio, e é sobre ela que farei as colocações.
O significado da palavra equilíbrio vem do latim aequilibriu (aequi = igual + libra = peso), significando estado de repouso, em que se acham os corpos solicitados por forças iguais e contrárias, justa medida, proporção de vida, igualdade de forças, compensação, harmonia.
O equilíbrio exigido na arte do aikido caminha para uma justa medida, compensação e harmonia. Para alguns praticantes esse termo poderia até mesmo ser identificado como parte ou princípio fundamental para atingir o satori (compreensão, entendimento, percepção, iluminação). Para que o estado de satori seja alcançado devemos trabalhar o equilíbrio interior e este não é lógico, levando em conta que até os equilibrados racionalmente se perdem de vez em quando. Sabedor de que o equilíbrio interior não pode estar somente alicerçado em fatos lógicos, partimos para o entendimento do imaginário acerca das coisas e é somente com o entender baseado na percepção e o entender baseado na realidade é que vamos chegar a um equilíbrio na percepção acerca da realidade que nos cerca. Observamos outra palavra "percepção", e esta pode ser traduzida como compreensão, agora para compreender como a arte pode ser traduzida e incorporada devemos observar e entender como essas mudanças se operam, pois quase que sem perceber vamos sendo envolvidos por uma atmosfera de ações que serão carregadas para o nosso cotidiano transformando as nossas vidas de forma significativa.
A mudança de atitude perpassa pelas exigências técnicas, os comportamentos, os wazas. Posso ilustrar como exemplo a própria abertura de uma aula de aikido, em muitas academias faz-se uma reverência em direção ao Shomem, batendo palmas duas vezes, simbolizando o respeito pelo espírito da natureza e pelos princípios do aikido e gratidão ao fundador pelo desenvolvimento desse sistema de prática de estudo. Essa reverência não tem cunho religioso, apenas é um sinal de respeito, e são esses pequenos sinais, essas pequenas mesuras, que começam a fazer diferença em nós como seres humanos. Respeito, disciplina, sinceridade.
Retornando ao seminário, além da primazia da organização promovida pelo Dojo Bu Toku Den, este foi laureado com a presença de dois grandes senseis, que souberam transmitir o equilíbrio técnico da arte, sendo pontuais e assertivos tanto em teoria como técnica, disseminando conhecimento contribuindo para a melhoria teórico-técnico dos participantes que ali se encontravam.
Quando se alia o teórico-técnico começamos a compreender melhor a arte e começamos a vislumbrar com menos sofrimento o caminho marcial. Treinar com makoto, palavra que tem dentre os seus significados o termo sinceridade, buscar entender satori, praticar o magokoro (podendo ser traduzido como um sincero espírito/mente) acredito ser estes os primeiros pilares para atingir o Daibujutsu, ou as grandes artes marciais. Lembrando que deve haver uma perfeita harmonia entre esses pilares, ou o verdadeiro equilíbrio marcial.
Findo este pequeno texto com um adágio popular para simples reflexão: "Não existe uma pessoa perfeita, como não há ninguém que só tenha defeitos".
Massako.
Um comentário:
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